Informações e Reservas

contato@pousadadojunior.com.br
(038) 9 9965-2609 ou (031) 9 9676-8614

A Origem de São José do Buriti

Assim nasceu são José do Buriti...

Os primeiros povoadores do Bagre têm origem nos índios Guainás, distribuídos nos grupos indígenas coroados e arrepiados, que habitavam o cerrado, compreendido entre o rio das Velhas e o Rio São Francisco. Nômades e arredios, sempre fugiam do homem civilizado, não deixando por isso marcas fortes de sua presença na região.

A presença humana que realmente povoou o Bagre é representada pelas pessoas desligadas da Bandeira de Fernão Dias Paes Leme, bandeirante paulista que por aqui passou à procura de prata e de esmeraldas. Após a desavença com seu filho José Dias, a quem mandou enforcar, fugiu da região, aqui deixando seu genro Manoel de Borba gato, cuja descendência fez parte do efetivo humano do Bagre.

Tempos depois surgiram as sesmarias distribuídas pelo governo português, cujos sesmeiros consolidam o povoamento regional bem como do Arraial do Bagre.

Dentre os sesmeiros são conhecidos:

Antônio de barros que recebeu a sesmaria da Barra do Peraopeba: Cosme Soares da Costa (sesmaria do Mangabal, ponto de parada de tropeiros a qual pertencia o hoje vilarejo SÃO JOSÉ DO BURITI); Manoel de Azevedo – sesmaria da jacobina; Pedro Alves Campos - sesmaria do Morro da cabeça; André de Morais – sesmaria da beira do Bagre e Rio do Peixe.

Em 1762, o Padre Felix Ferreira da Rocha que era Vigário Coadjutor da Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso e Almas da barra do Rio das Velhas e são Francisco (Barra do Guaicui), adquiriram a sesmaria da beira do Bagre e rio do peixe, passado a residir na região. Devoto de Nossa Senhora da Piedade doou meia légua de terras par construção de uma capela para a padroeira, em Escritura Pública de 19/04/1762.

A capela foi construída sobre os escombros de uma capela rústica, erguida pelo bandeirante Borba Gato, em 1703.

A parti desta capela, formou-se o Arraial do Bagre, foi a partir da construção da Capela que surgiu a nossa história. È de longa data a fé religiosa de nosso povo e venerar a Nossa Senhora.

Em 1842, criou-se o Distrito de piedade do Bagre. O Distrito de Piedade do Bagre foi emancipado em 1949 e recebeu o nome de Felixlândia em homenagem ao Padre Felix.

São José do Buriti é um distrito pertencente ao município de Felixlândia, no estado brasileiro de Minas Gerais, banhado pela represa do lago de Três Marias. Também banhado pelo rio São Francisco, a padroeira da cidade é Nossa Senhora Aparecida o que mais gera emprego na região é a mineração de carvão vegetal.

Origem

O Buriti, (Mauritia flexuosa L.), Espécie de origem Amazônica, tem seu habitat natural nos terrenos baixos, alagadiços, às margens de rios e igarapés, formando os aglomerados de plantas, chamados de Buritizais. O buritizeiro é uma palmeira robusta e unicaule, que pode atingir até 30m de altura. Sua coroa é composta de 10 a 25 folhas grandes e palmadas, lacionadas, medindo de 5 a 6 metros de comprimento.

Os frutos são elipsóides, cobertos com escamas de coloração castanho-avermelhada, de 4 a 7 cm de comprimento, 3 a 5 cm de diâmetro, com peso que varia de 25g a 40 g cada um.

A polpa da fruta tem cor amarelo-alaranjada, e sabor agridoce com consistência amilácea e gordurosa.

A produção é anual, e, em indivíduos femininos, ocorre a cada dois anos, no final do período chuvoso. Cada planta produz de 5 a 7 cachos com 400 a 500 unidades de frutos por cacho. Utilizando uma densidade de 1 57 plantas/hectare pode se obter 1 .800,00 kg de polpa de Buriti.

O Buriti por ser uma planta típica de alagados traz uma possibilidade de aumento da renda familiar para os colonos, pois com o seu cultivo, aproveitamos áreas antes inúteis a agricultura.

As principais formas de consumo da polpa são o vinho do Buriti (suco), o doce, o sorvete e o licor. Das folhas são feitas cordas; do tronco canoas; das raízes ervas medicinais.Temos ainda a produção de óleos a partir da polpa e semente, fornecendo os óleos oleicos e láuricos, respectivamente. Esta última pode produzir até 3,6 t/ha, quantidade maior que as de culturas como a soja, girassol e amendoim.

Voltar para a página inicial

Pousada do Junior - Fazenda Barra do Buriti - São José do Buriti - Distrito de Felixlândia, MG - CEP: 35794-000| Telefones: (38) 9965-2609 ou (31) 9676-8614

© 2010/2013 - Pousada do Junior - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do site sem prévia autorização.

Pesca Gerais Náutica Barão IEF Náutica Barão Borelli Comercial