Informações e Reservas

contato@pousadadojunior.com.br
(038) 9 9965-2609 ou (031) 9 9676-8614

Dicas & Informações

A tralha ideal para pesca do Tucunaré

Postada em: 02/03/2012 às 09:00

A escolha do equipamento adequado é uma tarefa complexa, que envolve aspectos como a época e a estrutura em que ele se encontra.

A vara, a carretilha, a linha, a isca, o snap, argolas e garatéias devem estar em boas condições e harmonia para formar um conjunto equilibrado e perfeito para não causar frustrações para o pescador, tampouco tirar a esportividade daquele momento de embate com o troféu.

Além disso, evidentemente, o cuidado de não arremessar em áreas demasiadamente cheias de enroscos evita contratempos desnecessários. Existem locais onde com certeza o tucunaré pode estar, mas que as chances de se retirá-lo são praticamente nulas. Nesse caso, utilizar o bom senso para evitar o rompimento indesejado da linha e a perda da isca artificial é a regra.

Tomar cuidados básicos como verificar se a linha está puída após passar por um enrosco, calibrar bem a fricção da carretilha ou molinete e verificar sempre o estado dos snaps, argolas e garatéias são atitudes que devem ser corriqueiras e interferem no resultado final.

Abaixo algumas sugestões de equipamentos:

VARAS DE PESCA

- Ação tipo rápida ou extra-rápida
- Resistência entre 10 a 20 libras
- Tamanho entre 5´6" a 6´
- Arremesso de isca entre 5 a 18 gramas
- Leve, firme e forte
- Cabo de 16 a 20 cm.

CARRETILHAS E MOLINETES

- Leves porém robustas
- Velocidade de recolhimento 6,2:1 a 7:1
- Capacidade para no mínimo 60 m.de linha multifilamento de até 0,35 mm.
- Mecanismo robusto para constante arremesso/recolhimento
- Fast Cast ou mecanismo de destravamento rápido é recomendável

LINHAS DE PESCA

- Monofilamento com diâmetro entre 0,37 a 0,43 mm. ou Multifilamento 0,25 à 0,35 mm
- Leader frontal de 0,50 mm anti-abrasiva, fluorcarbono ou similar, de preferência transparente
- Preferência para as linhas mais secas e menos elásticas
- Boa procedência

ACESSÓRIOS
- Argolas reforçadas
- Snaps reforçados
- Garatéias reforçadas 4 ou 5x
- Alicate para retirar anzol, garatéia e de contenção do peixe

ISCAS ARTIFICIAIS - Sugestões (A partir de 7,5 Cm)

- ISCAS DE SUPERFÍCIE = T-10(Rebel),Firestick(Intergreen), Happy Popper(Nakamura), Magic Stick 80/90(Nakamura), Zig Zarinha 90(Nakamura), Super Spook Jr.(Heddon e KV), Baby Torpedo(Heddon), Twist (Borboleta), Sara Jump (Sumax), Taty Jump (Sumax), Marvada (Sumax), Popeye(Aicas), Skitter Walk(Rapala),entre outras.

- SUB-SUPERFÍCIE = Cutitibinha(Deconto), Trick(Borboleta), Fome Zero(KV), entre outras.

- ERRÁTICAS = Perversa(Borboleta), Lelé(Borboleta), Tan Tan(Borboleta), Fatal 80(Nakamura), Espertinha(KV), Birutinha (Deconto), entre outras.

- MEIA ÁGUA = XCalibur Twitch Bait, Inna 70(Mariner), Manjubinha(KV), Papa todos(KV), Cruel(KV), Borá 75/10(Nakamura), Poderosa(Nakamura), Nikita(Aicas), Samurai(Aicas), Guaporé(Aicas), Juma(Aicas),Revo Shad 95(sumax),Shad Rap(Rapala), X-Rap(Rapala), Cout Down(Rapala),entre outras.

IMPORTANTE: AO TROCAR AS GARATÉIAS DA SUA ISCA ORIGINAL POR MAIS REFORÇADAS, VERIFIQUE O TAMANHO SE É COMPATÍVEL, SE AS ARGOLAS TAMBÉM SÃO REFORÇADAS E PRINCIPALMENTE, SE O PESO DAS NOVAS GARATÉIAS NÃO INTERFEREM NO BALANCEAMENTO E TRABALHO DA ISCA. PARA TESTAR, COLOQUE A ISCA EM UM BALDE DE ÁGUA E VEJA A SUA FLUTUABILIDADE SE FOI ALTERADA OU NÃO, E DEPOIS TESTE NA ÁGUA PARA VER SE SEUS MOVIMENTOS CONTINUAM IGUAIS.


Voltar para o menu de notícias

Pousada do Junior - Fazenda Barra do Buriti - São José do Buriti - Distrito de Felixlândia, MG - CEP: 35794-000| Telefones: (38) 9965-2609 ou (31) 9676-8614

© 2010/2013 - Pousada do Junior - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do site sem prévia autorização.

Pesca Gerais Náutica Barão IEF Náutica Barão Borelli Comercial