Informações e Reservas

contato@pousadadojunior.com.br
(038) 9 9965-2609 ou (031) 9 9676-8614

Dicas & Informações

Técnicas de pesca do Tucunaré

Postada em: 04/03/2012 às 21:00

Os cichlideos são peixes adaptados à ambientes lênticos, sendo por isso comumente encontrados em lagoas marginais, lagos, reservatórios e, mesmo em rios em locais de água com pouca velocidade. Possuem os raios anteriores da dorsal e anal e o primeiro raio da ventral transformados em espinhos. A linha lateral é dividida em dois ramos, um anterior, que corre mais dorsalmente e outro posterior que corre sobre o meio do pedúnculo caudal. O Tucunaré, peixe originário da Amazônia, pode ser encontrado em cinco espécies: Cichla temensis, C. ocellaris, C. orinocencis, C. intermedia e C. monoculus. São peixes predadores, com atividades diurnas, que alimentam-se preferencialmente de peixes e crustáceos. No período de reprodução, os machos desenvolvem uma protuberância na cabeça (acúmulo de gordura). Neste período constróem ninhos, cuidam da prole, e os defendem abrigando-os na boca. Sua distribuição hoje é incerta, provavelmente todo o território nacional, entretanto, sabe-se que este peixe prefere águas menos frias, sendo este um limitador aparente para sua ocorrência no extremo sul do Brasil.

Utilizando iscas naturais

A utilização de iscas naturais, principalmente o cassote (pequena perereca), o lambari e o camarão de água doce / pitú, produz bons resultados para a pesca do tucunaré. Geralmente é escolhido um bom local para a pesca que pode ser moitas de vegetações aquáticas (ex: aguapé) , galhadas na margem e lajeados de pedras. Os arremessos devem ser do centro para a margem, lançando a isca nas beiras dos abrigos para os peixes.

utilizando iscas artificiais

A utilização de iscas artificiais é uma boa opção, tanto na pesca em movimento, quanto na pesca estacionada. Alguns fatores devem ser observados antes do início das atividades de pesca: a transparência da água, temperatura, profundidade, velocidade da água, ventos, entre outros. Estes fatores são fundamentais para a determinação da provável ocorrência dos tucunarés. Em dias frios, água transparente, com ventos fortes, o tucunaré pode ser encontrado em águas mais profundas, assim determina-se qual isca utilizar, Como toda regra tem exceção, deve-se utilizar variações de iscas para obter melhores resultados.


Voltar para o menu de notícias

Pousada do Junior - Fazenda Barra do Buriti - São José do Buriti - Distrito de Felixlândia, MG - CEP: 35794-000| Telefones: (38) 9965-2609 ou (31) 9676-8614

© 2010/2013 - Pousada do Junior - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do site sem prévia autorização.

Pesca Gerais Náutica Barão IEF Náutica Barão Borelli Comercial